Durante as aulas de Geografia, observei que a construção dos conceitos
curriculares básicos da disciplina, estão diretamente relacionados ás questões
que envolvem a prática de leitura, e além, necessitam de interpretação. Estas
habilidades apresentam um alto grau de dificuldade e exercício de cognição dos
alunos. Um desafio em sala é que os alunos desenvolvam vocabulário e o gosto
pela leitura. Como solução deste desafio
encontrei na interdisciplinaridade elementos que unem o hábito da leitura, a
interpretação e aquisição de conceitos geográficos.
O
componente curricular “paisagem” é essencial e necessário, na disciplina de
Geografia, podendo ser visto sob uma abordagem meramente conteudista, ou por
uma perspectiva humanista, analisando a ação antrópica e a utilização dos
recursos naturais. O tema também é visto em outras disciplinas como: Arte, tão
belamente expostas por seus pintores, e na Língua Portuguesa, detalhada por
seus escritores em vários gêneros literários; em Ciências, nos elementos
naturais e humanizados.
Como
moramos numa região de belas paisagens onde estas são fonte econômicas, tendo o
turismo como principal atividade, surgiu o paradigma: Por que não
associarmos toda a parte conceitual a prática de leitura nestes locais?
Quando
comecei a abordar este conteúdo, vi quão rico ele era. Num primeiro momento abordei em sala, os
elementos da paisagem, a classificação. Enquanto os conceitos eram passíveis de
memorização não houve dificuldades, porém, ao abordar a relação do homem e a
utilização dos recursos naturais a falta da prática de leitura e interpretação
dificultou a análise de problemas sociais e econômicos contemporâneos. Deste modo a interdisciplinaridade foi
essencial para que o aluno conseguisse ver o assunto com um entendimento mais
amplo. Num segundo momento realizei uma produção textual. Nesta, os alunos
receberam um esquema de elementos textuais, a fim de seguirem as etapas de uma
descrição detalhada da paisagem e aleatoriamente receberam fragmentos de
textos, para perceberem a estrutura textual. Em seguida, individualmente,
realizaram suas produções.
A
disciplina de Arte também contribuiu realizando leituras de imagens e
releituras de obras especificando os planos da paisagem por meio de técnicas de
desenho e pintura.
Mediar
este processo foi algo fabuloso, pois vi no decorrer do trabalho que os alunos
foram se apropriando dos conceitos de Geografia ao mesmo passo que desenvolviam
o gosto pela leitura e a evolução de suas etapas. Já penso em novas
possibilidades, em outras formas de mediar este processo engrandecedor de
conhecimentos que é incentivar o hábito
pela leitura direcionada ou não.
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